O que é o radio?
O rádio é um osso longo e sua função está ligada aos movimentos de supinação e pronação.
Onde está localizado?
Ele está localizado na parte lateral do antebraço, articulando-se com a ulna e com o úmero.
Classificação:
O Rádio é um osso longo formado por duas epífises (em cada extremidade) e uma diáfise unindo-as. Podemos referenciar e relacionar cada proeminência do rádio pelo seu corpo (diafíse) e pelas sua extremidades proximal e distal (epífises). O rádio contém três faces (anterior, medial e posterior) e três bordas (anterior, posterior e interóssea).
Face anterior:
É quase totalmente plana, apresentando uma concavidade em sua parte media (diáfise), encontramos na face anterior o forame nutrício e a inserção dos músculos flexores largos do polegar e do músculo pronador quadrado.
Face Posterior:
Sua face é arredondada, recoberta em seu teço superior pelo músculo supinador, sendo ligeiramente convexa. Encontramos uma crista (tubérculo Dorsal) que separam os sulcos.
Face Medial:
É uma face convexa e arredondada. A parte superior excede em direção a cara anterior, a parte mediana apresenta rugosidades de inserção do músculo pronador redondo e sua parte inferior é lisa.
Extremidade proximal:
A extremidade proximal articula-se com o úmero e com o cúbito e está formada por uma parte com grande volume e arredondada chamada de cabeça do rádio, em seguida, encontramos o colo do rádio e por último a tuberosidade do radio.
Cabeça radial:
É um segmento cilíndrico que mede entre 2 cm de diâmetro por 1 cm de altura, sendo uma estrutura que rotaciona durante a pronação e supinação, também articula-se com o epicôndilo lateral (úmero), sua cara superior é côncava, onde localiza-se a fóvea articular, também articula-se com uma pequena incisura da ulna.
Colo do rádio:
É uma parte estreita que mede 1 cm de altura aproximadamente e formando um ângulo, que possui uma ação importante nos movimentos de pronação e supinação:
Tuberosidade do rádio:
É uma saliência situada na extremidade superior do rádio, sendo rugosa em sua parte posterior onde está inserido o tendão do bíceps braquial, sua parte anterior é lisa.
Extremidade distal:
Onde encontramos a articulação radiocarpal sendo considerada a parte mais volumosa do osso, tem forma de pirâmide quadrangular. Podemos classificar a extremidade distal por sua face inferior, face anterior, face posterior e face medial.
Face inferior:
Com uma forma triangular e um vértice lateral do qual encontramos descendo verticalmente o processo estiloide do rádio. Uma linha obtusa divide esta face em uma porção lateral triangular articulando-se com o osso escafoide e uma porção medial quadrilateral articulando-se com o osso semilunar.
Face anterior:
É uma face lisa, onde inserta-se o músculo pronador quadrado.
Face posterior:
A face posterior apresenta três sulcos:
Para os músculos extensores dos dedos e do índice, sulco para o músculo extensor longo do polegar e um sulco para os músculos extensores radial longo e curto do carpo. Entre os sulcos dos músculos extensores e radiais, encontramos uma crista chamada Tubérculo Dorsal (de Lister).
Face medial:
Onde localiza-se a incisura ulnar do rádio, que articula-se com a cabeça da ulna.
0 Comentários