O que são as costelas?
Esses ossos são responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica, com um total de doze pares de costelas. O formato das costelas aumenta sua obliquidade até o nono par, diminuindo gradativamente, sua largura continua aumentando até o sétimo par, diminuindo gradativamente.
Onde estão localizadas?
As costelas são ossos que se articulam em ambos os lados do nosso corpo, em sua parte anterior, se articula com o esterno através da articulação esterno-costal (primeiro ao sétimo par diretamente, os outros se articulam indiretamente ou não se articulam), em sua parte posterior, articula-se com as vértebras torácicas.
Classificação:
São classificadas pela sua articulação ou não com o esterno (costelas verdadeiras, costelas falsas) ou pelas suas caraterísticas (costelas típicas ou costelas especiais).
Costelas verdadeiras:
Elas articulam-se diretamente com o esterno, o primeiro par até o sétimo par são consideradas costelas verdadeiras.
Costelas falsas:
Elas não articulam-se diretamente com o esterno ou não fazem nenhum tipo de articulação com o mesmo, do oitavo par até o décimo-segundo são consideradas costelas falsas.
Costelas flutuantes:
Elas não articulam-se com o esterno, praticamente "flutuando" (todas as costelas flutuantes são falsas, porém nem todas as costelas falsas são flutuantes.) décimo-primeiro par e o décimo-segundo par são consideradas costelas flutuantes.
Costelas típicas:
São denominadas assim porque compartilham as mesmas características, do terceiro par até o nono são consideradas costelas típicas.
Costelas especiais:
São denominadas assim por causa de suas particularidades: primeira, segunda, décima, décima-primeira e décima-segunda são consideradas costelas especiais.
Anatomia das costelas:
As costelas típicas são divididas em três partes: cabeça, pescoço e corpo, cada uma contando com suas proeminências ósseas:
Cabeça:
A cabeça das costelas faz à articulação com as vertebras torácicas e está dividida por uma cresta em duas caras articulares "superior e inferior".
Pescoço:
A principal estrutura é a tuberosidade, ela articula-se com as vértebras torácicas pela apófise transversa.
Corpo:
Existem algumas estruturas no corpo da costela: o ângulo (marca o inicio da torção da costela) e o canal costal (onde localizam-se os paquetes vasculos nervosos)
Anatomia das Costelas Especiais
Primeiro par de costelas:
O primeiro par de costelas é considerado o mais plano. Em sua cabeça não existe divisão por meio de uma cresta, elas possuem dois canais ( canal da artéria subclávia e canal da veia subclávia) , divididos por um tubérculo (tubérculo escalenico ou tubérculo de lisfranc).
A principal característica que faz os 2 par de costela ser considerado especial é a presença de uma tuberosidade (tuberosidade do Serrato maior) onde inserta-se o musculo Serrato maior.
Décimo, décimo-primeiro e décimo-segundo par de costelas:
As características que tornam esses pares de costelas tão especiais é que eles têm uma única cabeça articular sem divisão por meio de cresta. Os pares 11 e 12 também não possuem canal costal e tubérculos.
0 Comentários