Anatomia das Escápulas



O que é a escápula?

A escápula é um osso plano triangular que compõe a cintura escapular, permitindo a união de cada membro superior com o tronco, sua função é estabilizar e auxiliar a movimentação dos ossos.

Onde se localiza?

A escápula localiza-se na parte superior e posterior de nosso corpo, entre a segunda e a sétima costela, articulando-se com o úmero (articulação glenoumeral) e com a clavícula (articulações coraco-clavicular e acromio- clavicular).

Composição:

A escápula é composta por uma face anterior, face posterior, borda superior, borda lateral, borda medial, ângulo inferior, ângulo superior e ângulo lateral, com suas respectivas proeminências.



Face anterior:

A face anterior (também conhecida como face costal) é lisa e de formato côncavo, a única proeminência óssea que encontramos é a fossa subescapular, onde inserta-se o músculo subescapular.

Face posterior:

A face posterior é convexa e irregular, as proeminências anatômicas que encontramos nela são: espinha da escápula, acrômio, fossa supra-espinhosa, fossa infra-espinhosa.




Borda superior:

É considerada a borda mais curta e fina, encontramos as seguintes proeminências ósseas: incisura da escapula e o processo coracoide.


Borda lateral:

É a borda mais espessa das três, servindo como local de inserção muscular, encontramos as seguintes proeminências anatômicas: cavidade glenoide, tubérculo supra-gleinoidal, tubérculo infra-gleinoidal.



Borda medial:

É uma borda fina e tem o curso paralelo a coluna vertebral, não encontramos nenhuma proeminência óssea.

Postar um comentário

0 Comentários