Anatomia das vértebras torácicas


O que é a coluna vertebral ?

A coluna vertebral é composta por 24 vértebras (cervicais, torácicas e lombares) sacro e cóccix , suas funções são de sustentamento do corpo e a proteção para a medula espinhal.


Classificação das vértebras:

São dividias em três grupos: vertebras cervicais ( primeira vértebra até a sétima), vértebras torácicas       (oitava vértebra até a décima nona) e vértebras lombares ( vigésima vértebra até a vigésima quarta).


O que é a vértebra torácica ?

Ao todo existem doze vértebras torácicas. Sua principal característica é à articulação com as costelas.


Localização:

Localizam-se na parte posterior de nosso corpo (trás) sendo que seu processo espinhoso é posterior (trás) e o corpo anterior (frente), a respeito das vértebras, ela estão localizadas inferiormente as vértebras cervicais e superiormente as vértebras lombares.



Classificação:

As vértebras torácicas são classificadas em dois grupos: típicas e atípicas:

Típicas:

Da segunda vértebra torácica até a oitava é considerada típica:

Atípicas:

As vértebras um, nove, dez ,onze e doze são consideradas atípicas.

Características das vértebras típicas:

As vértebras torácicas tem o formato de uma folha reniforme, tendo um tamanho mediano.
Suas principais características são a presença de um forame vertebral circular (forámene o agujero vertebral), corpo, processo espinhoso (apófisis espinosa), quatro caras articulares (carillas articulares), dois processos transversos (apófisis transversas) e suas respectivas caras articulares transversas (carilla articular transversa).


Corpo:

Tem o formato de coração, seu tamanho vai aumentando gradativamente em direção às vértebras lombares.

Processo espinhoso:

É uma proeminência óssea pontiaguda com o formato oblíquo, apoia-se sobre a vértebra inferior respectiva.

Processo transverso:

É uma proeminência óssea lateral, onde ocorre a articulação com a costela por meio do tubérculo.

Forame vertebral:

Tem o formato circular, onde encontramos a medula espinhal.

Características das vértebras atípicas:

São consideradas vértebras atípicas pela ausência ou quase inexistência de algumas características das vértebras típicas:

Vértebra torácica um:

Seu processo espinhoso não é oblíquo (praticamente reto), possui somente a cara articular superior (pelo fato da primeira costela possuir somente uma cara articular, não existindo uma divisão com cresta)

Vértebra torácica nove e dez:

Possui somente a cara articular superior (pelo fato das costelas 9 e 10 constarem com somente uma cara articular, não existindo divisões por cresta).

Vértebra torácica onze:

A décima-primeira vértebra torácica possui uma cara articular completa (sem divisão de superior e inferior) pelo fato da décima-primeira costela contar com somente uma cabeça articular sem uma divisão com cresta, seu processo transverso não é muito desenvolvido ( pelo fato da décima-primeira costela ser flutuante) e o formato do processo espinhoso começa a parecer com o processos espinhoso lombar (quadrilátero).

Vértebra torácica doze:

Também conhecida como vértebra de transição, a décima-segunda vértebra torácica possui uma cara articular completa (sem divisão de superior e inferior) pelo fato da décima-segunda costela possuir somente uma cabeça articular sem uma divisão com cresta, não encontramos processo transverso ( pelo fato da décima-segunda costela ser flutuante) e o formato do processo espinhoso é idêntico aos processo espinhosos lombares (quadrilátero).





Postar um comentário

0 Comentários